13 de mar de 2012

UEM e Secretaria das Relações com a Comunidade inauguram " espaço " em Maringá-PR





Centro inaugurado atenderá comunidade


O Centro de Excelência em Atendimento à Comunidade foi inaugurado nesta última segunda-feira, dia 12, pela Universidade Estadual de Maringá e pela Secretaria das Relações com a Comunidade do Paraná. Durante a solenidade, a assessora de Relações Institucionais da UEM, Celene Tonella, informou que o espaço abrigará diversas atividades culturais, esportivas, recreativas, além de cursos.


Comentou que este desafio foi proposto à Universidade, que o acatou. A intenção é criar um conselho gestor para pactuar atividades futuras.


O reitor Júlio Santiago Prates Filho destacou que era um momento de orgulho para a UEM, que tem a missão de repassar, gerar, criar conhecimento. Disse que esse papel tem sido desempenhado ao longo de 42 anos de existência da Instituição. Comentou que a UEM, superando obstáculos e dificuldades, tem, por meio da difusão de tecnologias sociais, dado respostas para as necessidades da sociedade.

Ressaltou que a Universidade, apesar de jovem, tem reconhecimento nacional e é referência internacional. Lembrou que é preciso manter e preservar essa excelência conquistada. “A excelência não pode ser mantida sem valorização dos servidores técnicos e docentes, sem liberdade acadêmica e científica e sem autonomia plena”.

Prates Filho informou que a Universidade tem trabalhado em rede e que tem o papel de cooperativismo com outras instituições. Disse que o Centro de Excelência em Atendimento à Comunidade é um exemplo que busca benefícios para a comunidade.

Falou ainda que a UEM vai afinar parcerias não só com a Secretaria das Relações com a Comunidade e usar o espaço com sabedoria. O secretário das Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, elencou as atividades, projetos e anseios de sua pasta. Destacou que as prioridades são as comunidades e povos esquecidos, menos favorecidos, como os indígenas, ciganos, casas de recuperação. Citando que o Paraná é privilegiado por ter universidades espalhadas pelo Estado, e de excelência, disse que elas têm somado esforços com o governo do Estado para trabalhos conjuntos.


Lembrou que a UEM já brinda a comunidade com um curso de inglês que começa neste mês. Para o futuro, a intenção é desenvolver projetos e cursos que atendam municípios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e que capacitem prefeituras desses municípios a elaborarem projetos para buscar recursos federais e de outros países. O Centro de Excelência está situado na Avenida Itororó, próximo ao Teatro Marista (Bosque II), antigo prédio da Usina do Conhecimento. O novo espaço, com 480 m² de área construída, recebeu as bênçãos do pastor Advenir Alves Ferreira, presidente nacional da Igreja Presbiteriana Renovada.

A solenidade contou com a presença de autoridades e representantes de vários segmentos da sociedade.


Curso de inglês - Antes mesmo da inauguração, as atividades começaram no final do ano passado com a exposição Portas Abertas. Neste semestre, será oferecido um curso de inglês nível iniciante, uma turma para adolescente (alunos de 12 a 19 anos, oriundos de escolas públicas) e outra para adulto. As inscrições serão efetuadas nos períodos da manhã e tarde, no Bloco G-34, sala 203-b, câmpus universitário. A taxa é de R$ 20,00 e não haverá cobrança de mensalidades. A coordenação é da professora Rosângela Aparecida Alves Basso, do Departamento de Letras da Universidade.

N:B- Notícia encaminhada para publicação pela Coordenadoria de Imprensa da UEM

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários não refletem necessariamente a Opinião da editora do blog "PONTO DE VISTA".

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP