16 de nov de 2012

ESPAÇO DA SAÚDE COMPLEMENTAR



Benefícios do COGUMELO DO SOL para a saúde
Por Dra. Thelma Yamazaki Pereira

Hoje vamos falar sobre um alimento riquíssimo e com propriedades medicinais bem estudadas, para você leitor(a) do Blog Ponto de Vista: o COGUMELO DO SOL, cujo nome científico é Agaricus blasei muril. Seguem abaixo questões que me são sempre apresentadas.

     1) Por que esse cogumelo leva esse nome?
R.: Porque ele é diferente da maioria dos cogumelos, que geralmente precisam de um meio escuro e úmido para se desenvolver, o Agaricus necessita muito da luz do sol, por isso se adaptou tão bem às condições climáticas de nosso País, sendo nativa do sul do Estado de São Paulo e agora muito cultivada no Paraná e Santa Catarina. Foi muito estudado no Japão nas décadas de 60 a 70, graças a um agricultor japonês daqui do Brasil, Sr.Furumoto que enviou amostras para estudo.

2)     E nesses estudos o que foi constatado?
R.: Não só nesses estudos do Japão, mas de outras Universidades como da Califórnia ( trabalho mais recente do imunologista Chin Shiuan), de Seul e algumas pesquisas no Brasil constataram que o Cogumelo do Sol possui um polissacarídeo chamado Beta-Glucan que equilibra nosso sistema imunológico contra infecções por bactérias, fungos, vírus e tem um efeito contra células cancerosas muito potente.

As células cancerosas produzem uma substância chamada CITOCINA que envia falsos sinais às nossas células de defesa para pararem de trabalhar, o que possibilita seu desenvolvimento. O Cogumelo do Sol estimula nossas células T a trabalharem. Essas células T são responsáveis pelo estímulo de defesa, elas dizem à nossas células de defesa o que devem fazer, em que intensidade e quando parar.

3)     Esse Cogumelo do Sol possui alguma contra-indicação?
R.: Esse cogumelo que é tão protéico, cheio de vitaminas ( B1, B2, B3,  B6, B12, C, D, E, H e K) e minerais ( Potássio, fórforo, Manganês, Ferro e Cálcio), alimento perfeito só é contra-indicado para pessoas que fizeram transplante, pois irá estimular a rejeição do órgão transplantado.

4)     De que forma esse Cogumelo do Sol pode ser utilizado?
R.: Pode ser utilizado em chá ou cápsulas. Devido seu sabor muito acentuado a melhor maneira é em cápsulas, já na concentração certa, geralmente utilizando-se para adultos 2 cáps. 3 vezes ao dia. Em casos preventivos apenas, poderá ser utilizado 1 cáps. 2 vezes ao dia.

Qualquer dúvida é só deixar sua pergunta no¨espaço" comentários, que responderei na próxima semana ou se preferir acesse o meu e-mail: edthel@bol.com.br

Saúde Complementar:  
Dra. Thelma Yamazaki Pereira- Farmácia Homeopática Vita Sallus-Fone: 44- 3227-6297 begin_of_the_skype_highlighting
 

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários não refletem necessariamente a Opinião da editora do blog "PONTO DE VISTA".

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP