7 de nov de 2012

Informativo Cultural do ambientalista "Haroldo Mota" de Natal-RN



Maratona ciclística: Natal/Alexandria - 380km 24h

Caros amigos,
“Nada se compara ao prazer de andar de bicicleta”. John F. Kennedy

No boletim da Ong Baobá, assuntos sobre a Maratona ciclística: Natal/Alexandria - 380km/24h; palestra na Escola Edgar Barbosa, sobre a importância das árvores; entrega das bicicletas do Concurso Cultural da ACIRN; o 2º Pedal Santa Rita de Cássia e a Ford venderá bicicletas elétricas em 2013.

Maratona ciclística: Natal/Alexandria
Viagem de bicicleta, rumo a cidade de Alexandria/RN, partindo de Natal/RN, nesta terça-feira, dia 06 de novembro de 2012. Com os seguintes participantes: Haroldo Mota e Moab Felipe. A largada acontece às 15h da loja Bike Aventura. A maratona ciclística como batizamos tem um percurso de 380km, e será finalizada num período de 24h.

Resgate histórico
No ano, de 1862, meu tataravô João Crisóstomo Bezerra Cavalcante de Albuquerque, vindo do estado de Pernambuco com sua família, adquire a propriedade da fazenda do “Olho d'Água Grande”, situada hoje no município de Alexandria, para residência da sua família.

Motivos
Considerada a segunda edificação mais antiga do município de Alexandria, a casa grande da fazenda do “Olho d’água Grande”, completa em 2012, cento e cinqüenta anos de edificação.

Sobre a cidade de Alexandria
Localiza-se no interior do estado do Rio Grande do Norte, situa-se na microrregião de Pau dos Ferros e mesorregião do Oeste Potiguar, há uma distância de 380km da capital do estado. A população foi estimada no ano de 2011 em 13.487 habitantes, pelo IBGE. 
A sede do municipio tem uma temperatura média anual de 28,1°C e a vegetação do município predominam a caaatinga hiperxerófila e a floresta caduficólia.

Sobre as denominações do lugar
Há duas versões para o primeiro topônimo do lugar. O primeiro, relacionadas com o serrote dos arredores da cidade, cuja conformação anatômica lembra uma fêmea gestante, de modo que passou a ser conhecida por Serra da Barriguda.
A outra, pela existência, no olho d’água perene da serra, de uma árvore conhecida como Pé de Barriguda, da família das bombacáceas.
O nome de Alexandria buscou-se homenagear a esposa do então governador do Estado na época a ilustre senhora Alexandrina Barreto Ferreira Chaves, nascida na região.

Emancipação política
O município de Alexandria foi desmembrado dos municípios de Pau dos Ferros e Martins no dia 7 de novembro de 1930, e a cerimônia de instalação se deu no dia 15 de novembro, com significativa solenidade acompanhada da população e da banda de musica municipal.

Residências mais antigas do município
Na zona rural, destacam-se duas residências mais antigas do município. A que desperta mais atenção por sua beleza arquitetônica foi construída em 1862, era a residência do então deputado provincial João Crisóstomo Bezerra Cavalcanti de Albuquerque para sua família, na fazenda do “Olho d’Água Grande”.

A casa
Foi incluída no projeto “Inventário dos Bens Imóveis do Estado”, executado pela Fundação José Augusto na década de 80, em convênio com o Ministério da Cultura.

O Jornal “A Republica”
Em matéria intitulada “Estado começa a conhecer bens culturais imóveis que possui”, publicada no Jornal “A Republica”, edição de 28 de janeiro de 1987. O arquiteto Paulo Heider Forte Feijó, coordenador do projeto, tece os seguintes comentários sobre a antiga residência:

Exemplifica perfeitamente as condições sócio-econômicas, vigentes então, onde a zona rural exercia hegemonia da riqueza sobre a cidade”.

Arquiteto Paulo Heider Forte Feijó
“Pelo esmero construtivo, pelo requinte na decoração que esta casa ostenta, não é igualada por nenhuma outra edificação de sua época nas cidades circunvizinhas de então. Sua platibanda apresenta baixos relevos executados em escaiola, revestimento em cal tão liso e resistente quanto o azulejo. Vale salientar que esse azulejo é encontrado em raríssimas edificações no Estado, feitas por mestres vindos do Recife e cuja técnica se perdeu no tempo”.

Quadro da Família
Foto acima, o quadro da família Bezerra Cavalcanti de Albuquerque

Serviço
Maratona ciclística: Natal/Alexandria - 380km 24h
Data: 06 e 07.11.12
Percurso: Natal/Alexandria/RN
Saída: Loja Bike Aventura
Horário: 15h
Distância: 380km
Tempo: 24h
Participantes
Haroldo Mota e Moab Felipe
Realização
Ong Baobá
Apoio
Visual ID
Loja Bike Aventura
Aphoto
Soluti
João Araújo/Forever
Prefeitura de Alexandria
Evetech
Contato
Haroldo Mota (84)9927.6555
Moab Felipe (84)9942.5435
haroldofmota@gmail.com
baobacontato@gmail.com
Fonte
http://bikepetropolis.blogspot.com.br/2012/11/maratona-ciclistica-natalalexandria.html

Entrega das bicicletas do Concurso Cultural da ACIRN
Aconteceu na terça-feira, dia 30, às 19h, a entrega das bicicletas para as ganhadoras do concurso cultural da Acirn “Quero Ganhar minha bicicleta no Dia Mundial sem Carro, na loja da Bike Aventura.
Fonte
http://acirn.blogspot.com.br/2012/11/entrega-das-bicicletas-do-concurso.html

Palestra na Escola Edgar Barbosa
A Importância das Árvores, este foi o tema da palestra ministrada por Haroldo Mota, para os alunos da Escola Estadual Edgar Barbosa, no mês de outubro.
Confira a fotografia acima.

O “2º Pedal Santa Rita de Cássia”
A melhor descrição para definir o pedal de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz foi “no alto de sua beleza, refletimos o quanto somos capazes de vencer barreiras...”
Veja fotografia acima

Ford venderá bicicletas elétricas em 2013
A partir de 2013, as concessionárias Ford irão comercializar bicicletas elétricas. O primeiro modelo será dobrável - cabe no porta-malas de um carro compacto.

A ideia é que o motorista use a bike para completar seu percurso em áreas onde o automóvel tem maior dificuldade ou restrição de circulação.
Fonte

Abraços,
Haroldo Mota- presidente da Ong BAOBÁ

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários não refletem necessariamente a Opinião da editora do blog "PONTO DE VISTA".

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP