3 de nov de 2012

Último editorial do "Jornal da Tarde" fica registrado na "História da Imprensa Brasileira"



Editorial do Jornal da Tarde critica “incapacidade de pensar” da humanidade
Da Redação Comunique-se

Ao divulgar a seus leitores que sai de cena, o Jornal da Tarde publicou editorial na quarta-feira, 31, última edição do impresso, explicando a forma com que o veículo foi planejado e valorizando o trabalho da imprensa. 

Na publicação, a equipe do JT afirma que deixa as bancas para marcar a comunicação do País.“O Jornal da Tarde (JT) sai de cena hoje para entrar para a história do jornalismo brasileiro na muita rarefeita categoria das utopias realizadas”, afirma o editorial, dividido em 13 parágrafos e que deu relevância nacional à publicação que nos últimos anos circulou apenas na cidade de São Paulo.

O editorial também afirma que o JT reinterpretou a essência do jornalismo – destacando o fato de dar “forma legível” ao impresso.

Sem citar diretamente a internet, o Jornal da Tarde ressalta que a mídia, assim como o planeta e a humanidade, também se transforma, mas que nem sempre as alterações podem ser consideradas positivas.

A equipe do diário faz relação do fim do jornal com a evolução do ser humano. “Passados 200 mil anos de luta, vamos, de certa forma, recriando, agora voluntariamente, aquela mesma situação.
E as modernas ferramentas de comunicação estão no centro desse estranho processo de regressão”.Em sua última edição, o editorial do JT foi encerrado com críticas ao gosto das pessoas pela velocidade. 

“A submissão acrítica ao fascínio da velocidade sem rumo devolve a humanidade uma crescente incapacidade de pensar e vai reduzindo a vida a uma sucessão de reações automatizadas de sobrevivência onde somos nós que, em bando, servimos às máquinas e não elas que nos acrescentam à individualização, à segurança e ao confronto material ou espiritual”.

Fonte: Comunique-se
Colaboração: jornalista Sérgio Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários não refletem necessariamente a Opinião da editora do blog "PONTO DE VISTA".

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP