29 de ago de 2014

Envelhecimento com qualidade é tema de "Simpósio" na UEM

A aventura de envelhecer no século XXI será destaque na UEM

A Universidade Aberta à Terceira ldade da Universidade Estadual de Maringá e o Sesc/Maringá, integrante do sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PR, promovem o I Simpósio Internacional de Gerontologia, o IV Simpósio Maringaense de Gerontologia e o II Simpósio Paranaense de Gerontologia, de 5 a 7 de novembro. Os eventos, que serão realizados na UEM, no anfiteatro do Nupélia (Bloco G-90), têm como tema central A Aventura de Envelhecer no Século XXI. Têm como objetivos disseminar conhecimentos originados dos estudos, pesquisas e experiencias no campo da gerontologia; compartilhar e ampIiar reflexões sobre as questões relacionadas com o envelhecimento.

As atividades começam no dia 5 de novembro, às 9 horas. O tema central será abordado pela professora Maria Arminda Mendes Costa (ICBAS, Portugal). Às 13h30, Antônio Fonseca (Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal) falará sobre o Envelhecimento  na Perspectiva Pessoal e Social. Logo após, José Antônio Peres Gediel (UFPR) profere palestra sobre Envelhecendo na Sociedade Contemporânea.

No dia 6, de manhã, será apresentado o painel População Idosa: da situação à ação, por Maria Arminda Mendes Costa, Antonio  Fonseca e Debora Cristina de Alcântara Lopes (SBGG-PR), sob mediação da professora Regina Taam (UEM). Às 13h30, será realizada a mesa-redonda Os Diferentes Momentos do Processo de Envelhecimento. Alunos idosos do Sesc/Maringá e da Unati/UEM, com mais de 80 anos, vão relatar as diferentes fases da velhice, sob mediação de Analete Regina Schelbauer (UEM) e José Antônio Peres Gediel (UFPR). Às 15h30, Debora Cristina de Alcantara Lopes profere a palestra Conquistas e Avanços Científicos no Campo da Geriatria.  O dia 7 será destinado às comunicações.

Os interessados podem se inscrever pelo site www.unati.uem.br. O prazo para quem vai submeter trabalhos termina em 15 de outubro. Para participação, o período é até 20 de outubro. Os eventos têm como  parceiros e apoiadores a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM.

N:B- Notícia encaminhada para publicação pela Coordenadoria de Imprensa da UEM



0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários não refletem necessariamente a Opinião da editora do blog "PONTO DE VISTA".

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP