10 de abr de 2015

Dra Thelma Yamazaki Pereira: " Saúde, o bem mais precioso"

ESPAÇO DA SAÚDE ALTERNATIVA
Dra. Thelma Yamazaki Pereira

Hoje vamos falar um pouco com você leitor, do Blog Ponto de Vista, sobre reposição de três tipos de minerais muito importantes para nosso organismo: FÓSFORO , ZINCO e SELENIO.

Muita gente já deve ter ouvido falar em fósforo quelato, zinco ou selênio quelato, um termo relativamente novo e que poucos realmente sabem o que significa e qual a diferença em relação aos minerais comuns.

Seguem abaixo questões com respostas,  que me são sempre solicitadas. São dúvidas constantes que em oportunidades gosto de esclarecer.

1) Qual é então o significado deste termo QUELATO?
R.: Quando usamos o termo QUELATO ou QUELADO, significa que esse mineral está ligado a uma cadeia de aminoácidos que irá protegê-lo dos sucos gástricos no momento da digestão, para que sua absorção seja efetuada no INTESTINO, permitindo deste modo que ele seja TOTALMENTE ASSIMILADO, ou seja, apresentando uma BIODISPONIBILIDADE superior a qualquer outra forma de mineral.

2) Quer dizer que se uma pessoa está precisando de uma suplementação de determinado mineral, se consumi-lo na forma de quelato fará muito mais efeito?
R.: Sim. Às vezes a pessoa não consegue se alimentar com produtos que contenham esses minerais na concentração que ela necessita e as cápsulas com as doses exatas desse minerais quelatos são uma opção segura e prática para se buscar mais saúde. Aqueles que seguem a medicina ortomolecular se utilizam muito dessa opção como forma de tratar e principalmente prevenir doenças.

3) Quais as funções principais desses 3 minerais quelatos dos quais vamos falar hoje?
R.: Escolhi 3 minerais muito importantes:

FÓSFORO quelato: Famoso por sua importância nas atividades CEREBRAIS, além disso é essencial na formação e manutenção dos ossos e dentes, no metabolismo das vitaminas do complexo B (isso é de vital importância para os vegetarianos), carboidratos, proteínas e gorduras e necessário para RECUPERAÇÃO DAS CÉLULAS DO FÍGADO QUE FORAM DANIFICADAS, quer pelo abuso do álcool ou doenças que agridem o fígado.

ZINCO quelato: Participa do transporte e metabolismo da VITAMINA A (importante para pele, cabelo, visão), também na síntese e liberação de HORMÔNIOS (entre eles em especial o hormônio do crescimento), na atividade MUSCULAR, COAGULAÇÃO SANGUÍNEA e DEFESA IMUNOLÓGICA. Sua falta pode causar diminuição do olfato e do paladar, cãibras, cegueira noturna, hipertrofia da próstata e infertilidade.

SELÊNIO quelato: aumeta a efetividade da VITAMINA E, também protege a pele contra os raios ultravioleta, importante para combater queda de cabelos e é essencial na formação dos hormônios da tireóide. Pesquisas confirmam que sua suplementação ajuda contra o câncer de pulmão, colo, reto e próstata. Ajudam a combater os maus efeitos do colesterol ruim (LDL), ajuda a combater a formação de tromboses e doenças coronarianas e processos reumáticos.

4) E a dosagem desses minerais quelatos? Crianças também podem fazer uso? Existem contraindicações?
R.: Sempre que se fala em suplementação de algum mineral temos que ter em mente que existe primeiro a falta dele na alimentação da pessoa, a dosagem será de acordo com os sintomas que a pessoa já esteja apresentando. Crianças acima de 12 anos já podem fazer uso se necessário. Quando bem orientado (por profissional capacitado como farmacêutico, nutricionista, educador físico, terapeuta naturalista que tenha conhecimentos nessa área) nunca trará contraindicações, pois trata-se de um ALIMENTO apenas, não é medicamento.

Qualquer dúvida, é só deixar sua pergunta no espaço de comentário que responderei na próxima semana ou se preferir acesse ao meu e-mail: edthel@bol.com.br


Saúde Complementar: Dra Thelma Yamazaki Pereira-Vita Sallus/Farmácia Homeopática de Maringá- Fone: 44- 3227 6297

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários não refletem necessariamente a Opinião da editora do blog "PONTO DE VISTA".

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP