17 de abr de 2015

Os Benefícios da "Alcachofra" para o coração

ALCACHOFRA: PROTEGENDO SEU CORAÇÃO
Por Dra. Thelma Yamazaki Pereira/ Vita-Sallus

Alcachofra: originária do Norte da África, mas já cultivada no Brasil a muito tempo, trata-se de uma planta de aparência exótica e sabor diferente.

Seu nome científico é Cynara scolymus e já tornou-se muito conhecida daqueles que se interessam pelas plantas medicinais devido suas propriedades contra as chamadas “gorduras” do sangue ( o colesterol e o triglicerídeo), além de ser também consumida como alimento desde a Grécia Antiga.

Do talo amargo e folhas, que não são usadas como alimento é que se preparam os extratos de efeitos medicinais, pois aí é que se encontram seus princípios ativos confirmados por pesquisadores do mundo inteiro, sendo o mais importante a cinarina, um alcalóide que ativa a digestão e a eliminação de gorduras e toxinas respectivamente.

De acordo com estudos farmacológicos pré-clínicos e clínicos, a alcachofra possui flavonóides e compostos polifenólicos com efeito colerético, colagogo, hepato-protetor, antioxidante (inibindo a atividade do colesterol LDL), diurético e redutor de colesterol e triglicerídeo séricos, sendo também redutor da biossíntese de colesterol hepático.

Destas pesquisas concluiu-se então que o extrato de alcachofra pode auxiliar no tratamento de dispepsias hepatobiliares (digestão lenta, gases, intolerância a gorduras, náuseas), redução de colesterol, sendo um protetor do fígado, além de preventivo de cálculos biliares (“pedras” na vesícula) e aterosclerose ( “entupimento” das artérias do corpo, inclusive do coração).

Contra-indicações: pessoas com hipersensibilidade aos seus componentes e doença obstrutiva das vias biliares (por exemplo “pedra” na vesícula), devido justamente ao seu efeito estimulante dessas vias biliares.

Importante: a utilização do extrato de alcachofra no tratamento e prevenção de colesterol alto e aterosclerose não dispensa cuidados gerais específicos como dieta, introdução de maior quantidade de fibras e verduras na alimentação e exercícios físicos regulares.

É muito bom saber que podemos contar com mais uma boa amiga do coração, que apesar de “amarga” pode tornar nossa vida muito mais saborosa !!


Qualquer dúvida, é só deixar sua pergunta no espaço de comentário que responderei na próxima semana ou se preferir acesse o meu e-mail: edthel@bol.com.br

Ótimo final de semana à todos !


Saúde Complementar: Dra Thelma Yamazaki Pereira-Vita Sallus/Farmácia Homeopática de Maringá- Fone: 44- 3227 6297

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários não refletem necessariamente a Opinião da editora do blog "PONTO DE VISTA".

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP