31 de ago de 2015

ESPAÇO DA SAÚDE COMPLEMENTAR

Benefícios da BABOSA para a Saúde

Por Dra. Thelma Yamazaki Pereira


Hoje vamos falar um pouco para você, leitor do Blog Ponto de Vista, sobre uma planta muito conhecida (a mais de 5000 anos ela é utilizada como planta medicinal) e que tem uma grande variedade de utilidades: a ALOE VERA, conhecida popularmente como BABOSA.

Tenho certeza que nossos leitores já ouviram falar dela, mas poucos sabem que na realidade existem mais de 200 tipos de babosa e que a mais estudada é a Aloe vera (vera de verdadeira) e que só de olhar é muito difícil distingui-la das outras, existem espécies que são até consideradas venenosas. 

Abaixo menciono "curiosidades"  sobre a planta, através de questões que me são sempre apresentadas. Espero assim poder tirar muitas de suas dúvidas.

1) Por que seria considerada venenosa?
R.: Acontece que toda babosa possui uma resina, um líquido amarelo de odor forte e gosto amargo que escorre das folhas logo após o seu corte, que contém cerca de 50% de ALOÍNA, um composto de efeito laxativo forte e também complexo ANTRAQUINÔNICO que não são recomendados para uso interno. Determinadas espécies vão ter mais dessas substâncias que podem intoxicar uma pessoa.

2) Como devemos então usufruir dos benefícios medicinais da babosa sem correr o risco de fazer mal?
R.: Além de saber identificar a verdadeira babosa, a parte que deve ser usada é apenas a porção central da folha que consiste em uma substância gelatinosa de cor transparente, outro problema é sua estabilização, pois após 1 hora de colhida, já não terá benefício algum, a não ser o de ativar o intestino.


Nós trabalhamos com a ALOE VERA NATURAMA, de uma empresa de Santa Catarina certificada pela REDE ECOVIDA e pela Fundação MOKITI OKADA. É produzida a partir de plantas maduras e sadias colhidas de lavouras orgânicas próprias (cultivadas junto à Serra do Tabuleiro) cujo processamento, industrialização e estabilização a frio seguem normas internacionais além da parceria com o Laboratório de Morfogênese e Bioquímica Vegetal da Universidade Federal de Santa Catarina.

3) Quais os benefícios mais comprovados da Aloe Vera?
R.: Seu uso externo para tratar queimaduras é fantástico, inclusive provocadas pelo sol por radiações, por produtos químicos, por calor excessivo, possui atividade antinflamatória, adstringente, analgésica, cicatrizante, contra acne, eczemas, mancha, caspa, etc.

Internamente é utilizada como auxiliar nos tratamentos de artrite, artrose, bursite, gota, redução do colesterol, tratamento de gastrites e disfunções hepáticas (limpa, desintoxica, desinflama e cicatriza), melhora o funcionamento intestinal, coadjuvante nos tratamentos de câncer e leucemia, principalmente na redução dos efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia.
Seu efeito imunoestimulante, segundo estudos, é promovido pelo seu componente chamado ACEMANANA, com resultados altamente positivos em portadores de HIV.

4) Como podemos fazer uso da Aloe vera Naturama?
R.: A Aloe vera Naturama existe na forma de suco do gel com sabores de abacaxi, laranja, pêssego, uva e natural, tomando 50 ml por dia (um copinho descartável daqueles de café) ou na forma de cápsulas que é grande novidade.
O extrato atomizado em cápsulas de 500mg de gel em pó corresponderá a 50ml do suco, portanto apenas uma cápsula ao dia, para aquelas pessoas que preferem maior praticidade.

Qualquer dúvida é só deixar sua pergunta no espaço de  comentários, que responderei na próxima semana ou se preferir acesse o meu e-mail: edthel@bol.com.br

Excelente semana a todos !


Saúde Complementar: Dra. Thelma Yamazaki Pereira- Farmácia Homeopática Vita Sallus-Fone: 44- 3227-6297

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários não refletem necessariamente a Opinião da editora do blog "PONTO DE VISTA".

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP